Scroll Top

Combate á fraude: cacau não adulterado

Um analisador NIR portátil para detetar adulterações no cacau permitirá: 

  • Determinação e quantificação dos parâmetros de qualidade na matéria-prima. 
  • Recolha de medições até em embalagens plásticas.
  • Dispositivo portátil para utilização em armazém ou no exterior. 
  • Fácil de usar graças ao seu interface intuitivo e ecrã táctil. 

Visum Palm: Controlo de qualidade in situ para deteção de adulterações.

A globalização da distribuição de alimentos cria muitas oportunidades de fraude, incluindo problemas económicos e de segurança alimentar. Por isso, a deteção de adulterações na matéria-prima é fundamental para as empresas. 

O cacau em pó foi considerado como um dos 25 ingredientes mais adulterados de acordo com uma base de dados de fraude alimentar, com resultados publicamente disponíveis (www.foodfraud.org) [1]. Além disso, as fraudes no cacau mais recentes na Europa reportam até 1% em comparação com os valores apresentados nos rótulos. [2] Os produtos do cacau podem ser adulterados com uma ampla gama de produtos, incluindo araruta, farinha, chicória, casca de amendoim, farinha de soja, entre outros. 

Os métodos clássicos de análise do cacau em pó, como a cromatografia líquida, são complicados e exigem muito tempo de dedicação. A espectroscopia infravermelha (NIR) oferece a vantagem de obter resultados de forma mais rápida e fácil, através de análises não destrutivas. 

Caso de estudo: 

Utilizando o analisador portátil VISUM Palm, foi adquirido o espectro de um grande número de amostras de cacau em pó adulteradas com farinha de trigo em diferentes proporções (de 0 a 100%) através dos sacos plásticos que as continham. As diferenças nos “vestígios espectrais” entre os dois produtos são muito claros. O NIR permite ver estas diferenças, que são indetetáveis ​​ao olho humano. 

Diferencias entre el espectro de harina y cacao

Com os dados espectrais adquiridos, foi desenvolvido um modelo químio-métrico para determinar a percentagem em peso da farinha presente em cada saco. O modelo foi integrado no VISUM Palm permitindo ao aparelho detetar e quantificar, em questão de segundos, a percentagem do adulterante (farinha) presente no cacau em pó com uma precisão de 3,5%. 

Correlación entre el predictivo por el modelo y el porcentaje real de harina

Conclusões 

O VISUM PALM consegue detetar adulterações em cacau em pó com farinha através de sacos plásticos com precisão de 3,5% em menos de 5 segundos. Além disso, a tecnologia NIR permite estabelecer uma “impressão digital química” do produto puro, com a qual futuras adulterações podem ser detetadas.