Scroll Top

Controlo de qualidade em óleos

Um analisador NIR portátil para detetar adulteração em matérias-primas e medir parâmetros de qualidade 

  • Identificação de diferentes variedades de óleo e a sua origem. 
  • Deteção e quantificação da adulteração em matérias-primas.
  • Medição dos principais parâmetros de qualidade, como a acidez.
  • Monitorização da qualidade do óleo durante os processos de fritura.
  • Medições precisas, mesmo através de embalagens. 
  • Dispositivo portátil para utilização em armazém ou no exterior. 
  • Muito fácil de usar, com um interface de utilizador intuitivo e ecrã tátil.

VISUM PALM: Controlo de qualidade de óleos 

Hoje em dia, os parâmetros de qualidade físico-químicos e orgânicos dos óleos alimentares são analisados ​​de acordo com os métodos oficiais estabelecidos na legislação europeia. Estes procedimentos são manuais, demorados e não podem ser aplicados online. Por outro lado, a espectroscopia NIR é muito sensível às características dos óleos alimentares. Ao que devemos acrescentar que este novo método oferece vantagens notáveis: é uma rotina rápida, não destrutiva e fácil, que pode ser implementada online para automatizar o controlo de processo e controlo de qualidade. 

Caso de estudio

Fig. Calibración del valor de contenido de acidez de las diferentes muestras de aceite.

Foram analisadas 110 amostras de óleo vegetal de diferentes processos industriais de fritura, adquirindo os seus espectros com o VISUM PALM. Os valores de acidez foram analisados ​​de acordo com métodos tradicionais e expressos como uma percentagem de ácido oleico como valor de referência. 

Foi desenvolvido o modelo químio-métrico para correlacionar o espectro das amostras com o índice de acidez. 

O modelo conseguiu prever com sucesso o índice de acidez de um novo grupo de amostras de óleo com uma precisão de ± 0,05 de percentagem de ácido oleico, quando a precisão do método de análise laboratorial foi de ± 0,08. 

Dispor de uma ferramenta tão versátil como o analisador espectroscópico VisumPalm na Europastry é uma revolução na forma de manter os processos de qualidade sob controlo. No nosso caso, fornece informação fiável ​​e acima de tudo rápida e económica, sobre a acidez total e o teor de compostos polares no óleo de fritura da linha de produção, permitindo aproveitar ao máximo o referido óleo, mas sempre dentro dos elevados padrões de qualidade que nos impomos. Ao mesmo tempo, permite-nos ter dados muito úteis como as percentagens de humidade/gordura disponíveis no produto depois de frito. Ao evitarmos tarefas morosas no laboratório, permite-nos que o pessoal se concentre em tarefas de maior valor acrescentado, para que o retorno do investimento seja claro. A nossa ideia é alargar a sua utilização ao controlo de corpos estranhos difíceis de caracterizar e identificar em massas e matérias-primas, uma vez que o VisumPalm é um sistema aberto em termos do número e natureza dos parâmetros que pode caracterizar. 

Marina Diana
EUROPASTRY,S.A.