ENO SETOR FARMACÊUTICO, O CONTROLO DE QUALIDADE É UM DOS PONTOS MAIS CRÍTICOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E EMBALAGEM DOS PRODUTOS, SEJA NA FORMA SÓLIDA, LÍQUIDA OU EM PÓ.
AMRA e Grupo Álava fornecem hardware e software para criar sistemas de visão que permitem a inspeção visual de 100% da produção, garantindo os mais rigorosos padrões de qualidade num setor tão crítico como o farmacêutico.
Câmaras de alta resolução, lentes de alta precisão, processamento de imagem sofisticado e algoritmos de análise combinam-se para formar sistemas de visão fiáveis, versáteis e fáceis de implementar nas linhas de produção mais complexas.
Numa fase inicial, os diferentes controlos de qualidade são descritos em função do estado do produto:
- Líquido: No processo de enchimento de frascos e/ou seringas, antes da rotulagem, o sistema de visão controla a presença de corpos estranhos, o nível do produto e a correta selagem.
- Sólido: Nos processos de embalagem de comprimidos e cápsulas, o sistema verifica o tamanho, a forma, a cor e a posição do produto em função do item inspecionado.
Numa fase posterior, após o embalamento do produto, são integrados sistemas de visão que leem os códigos pharma da caixa e a bula para a correta codificação.
Além disso, existe uma funcionalidade adicional que consiste em verificar a codificação correta do produto unitário com a leitura OCR dos caracteres alfanuméricos impressos, bem como a leitura do código da etiqueta.