O Instituto de Pesquisa em Design e Fabrico (IDF) é um instituto de pesquisa dependente da Universidade Politécnica de Valência , que realiza projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas de design, fabrico e automatzação direcionados para a indústria automóvel, combinando as potencialidades e a competitividade da associação empresarial com o meio universitário fortemente comprometido com projetos de investigação e desenvolvimento (I+D) para a criação de uma entidade capaz de realizar atividades de amplo espectro.
Neste sentido, o Grupo Álava Ingenieros colaborou com o Instituto de Investigação em Design e Fabrico para criar um sistema baseado em técnicas de visão artificial para melhorar a deteção e monitorização de defeitos em carroçarias, atualmente utilizado por fabricantes automóveis de renome e competitivos como a Mercedes Benz na sua fábrica em Vitória e a Volkswagen na fábrica de Pamplona (ambas em Espanha).
Para isso, o Grupo Álava Ingenieros desenhou e forneceu um sistema de inspeção automatizado (túnel de inspeção) para a correta e eficaz deteção e monitorização de defeitos em carroçarias composto por: um subsistema de visão baseado em câmaras capazes de classificar e detectar defeitos graças a um desenvolvimento com sofisticado algoritmos; uma estrutura mecânica de robô cartesiano que suporta os dispositivos de aquisição (as câmaras) e movimenta os elementos de iluminação; e um conjunto de ecrãs que servem como interface para os operadores, onde os defeitos são destacados para a sua reparação manual.
Além disso, o subsistema de aquisição de imagens é composto por 32 câmaras digitais BASLER CMOS de alta resolução com capacidade de aquisição com uma frequência de 20 imagens por segundo, montadas com ótica de alta qualidade e distância focal variável. Cada câmara visualiza uma parte da carroçaria, com margens de segurança suficientes para que não se perca nenhum defeito. As câmaras são rápidas o suficiente para adquirir as imagens em tempo disponível para a linha de produção. Estão ligadas a placas de aquisição que funcionam num PC industrial da MATROX.
O subsistema de iluminação usa tubos fluorescentes de alta frequência montados em 11 arcos que se movem a uma velocidade constante sobre a carroçaria. O robô cartesiano apóia as câmaras, que estão fixas enquanto a estrutura do arco de luz se movimenta.
Junto com o fornecimento e a instalação, o Grupo Álava Ingenieros realizou também um trabalho de assessoria sobre a arquitectura de hardware mais adequada e forneceu o equipamento quer de hardware (câmaras, lentes, PC industrial) como de software (bibliotecas de processamento de imagens). Este sistema cunmpriu, também, os objetivos dos clientes finais, que nos próximos anos serão instalados noutras fábricas da Mercedes e da Volkswagen na Alemanha.