Projeto e Solução
A forma e a qualidade das soluções de embalagem tornaram-se hoje um dos fatores mais importantes na hora de “sentir” a qualidade do produto final pelos consumidores. Para produtos mais ou menos equivalentes, a qualidade, originalidade e fiabilidade que a sua embalagem nos oferece, marcará sem dúvida a diferença na escolha de um cliente.
A embalagem do produto deve apresentar solidez e integridade. Já aconteceu a todos nós comprarmos online algum item mais ou menos caro e delicado e estremecer quando o recebemos e vem com a embalagem colada incorretamente.
A maioria das empresas do setor de embalagens aplica cola quente para obter essa robustez na embalagem final. Algumas dessas empresas (geralmente as mais preocupadas com a perceção da qualidade em todas as fases de seu produto até o cliente final), realizam amostras para controlo de qualidade destrutivo. A cada certo número de caixas, os operadores pegam numa ao acaso e forçam-na e cortam-na para ver se a cola quente fez o seu trabalho corretamente.
Numa fábrica que está a produzir 24 horas por dia e 7 dias por semana com esta forma de controlo de qualidade, estará a perder eficiência nos seguintes pontos:
- Caixas defeituosas não detetadas. Sendo um potencial problema num cliente final.
- Caixas corretas destruídas no final da linha. Tempo de produção e dinheiro em material desperdiçados.
- Operadores gastando o seu tempo de forma pouco eficiente.
Graças à termografia e à utilização de câmaras tão simples, compactas e económicas como a FLIR Ax8, é possível realizar estas verificações de forma não invasiva, na linha de embalagem e 100% automatizada.
Por se tratar de uma cola quente, a sua temperatura é muito superior à do resto da embalagem, podendo ser facilmente detetada mesmo no lado oposto ao da sua aplicação.
A câmara uma vez instalada e configurada, será capaz por si só de detetar e avaliar se o padrão de cola é corretamente aplicado, mantendo o PLC ou DCS da linha sempre informado com o OK/NOK de cada caixa sem a necessidade de supervisão dos operadores.
Há pouco mais a acrescentar do que as palavras dos próprios utilizadores: “Melhoria da qualidade, eficiência da linha e economia de custos por menos de 1.000 EUR! Imbatível”!