A cada dia que passa mais empresas apostam na automatização das suas linhas de produção e no controlo de qualidade, mas também por sistemas de previsão e análise e deteção de falhas dos seus ativos industriais mais essenciais.
Hoje em dia, os avanços da indústria e da tecnologia levam-nos a utilizar a tecnologia como base para novos desenvolvimentos, melhorias de processos e redução de custos.
O desenvolvimento de algoritmos do Deep Learning permitirá novos alcançar novos objetivos.
O QUE
ObteMOS?
Conceitos como o Machine Learning, o Deep Learning e a Inteligência Artificial são cada vez mais familiares. Mas realmente sabemos como o Machine Learning pode transformar o nosso negócio?
Um dos grandes objetivos da Indústria 4.0 é a automatização de processos e dispositivos para alcançar uma indústria cada vez mais autónoma.
Com os desenvolvimentos do Deep Learning é possível otimizar recursos e, através da integração de algoritmos de aprendizagem automática, conseguir processos mais eficientes que podem integrar melhorias, prever tendências e anteciparmo-nos através da previsão de eventos em fábrica.
COMO É QUE O CONSEGUIMOS?
A importância e integridade dos dados são fundamentais nestas soluções; portanto, é essencial escolher as fontes de dados adequadas. Neste caso, o hardware de imagem: câmaras que trabalham desde o espectro visível ao infravermelho distante e/ou a combinação de ambos.
Procurando, sempre, o cenário ideal para cobrir o problema na sua totalidade.
Uma vez escolhido os sensores, as imagens captadas e os dados extraídos e filtrados, com a ferramenta de rotulagem própria da Enlight, será obtido o Dataset (conjunto ordenado de imagens) necessário para alcançar a solução.
EM QUE CONSISTE A SOLUÇÃO?
É um sistema inteligente, baseado em dados, concebido para automatizar processos e dispositivos para prever o comportamento futuro das linhas de produção.
Esses dados serão imagens, obtidas a partir das câmaras escolhidas.
Por sua vez, estas imagens serão divididas para criar um Dataset que servirá para criar um algoritmo, baseado em aprendizagem automática, capaz de discriminar informações futuras para a tomada de decisões.