Scroll Top

O Solar Panel Inspection (SPI) é o software exclusivo da solução ELKIT, a primeira solução completa para a inspeção in situ de módulos fotovoltaicos com base no fenómeno da eletroluminescência.   

No Grupo Álava desde 1973 que escolhemos os sensores mais adequados para as aplicações dos nossos clientes, e, graças a isso podemos definir que tipo de tecnologia será a mais adequada para as tarefas de O&M no sector fotovoltaico. 

O QUE OBTEMOS? 

O SPI permite visualizar defeitos produzidos durante o fabrico, transporte e instalação dos módulos fotovoltaicos graças aos fenómenos de eletroluminescência: defeitos de contaminação, missmatching, quebras, pontos de crack, células mortas e PID.   

Além da visualização, permite gerar campanhas através da captação e gravação de imagens dos painéis desejados, criando folhas de calculo associadas a estes para poder realizar comparações e relatórios. 


COMO É QUE O CONSEGUIMOS? 

O pico de emissão do sinal EL ocorre fora do espectro visível, próximo a 1150nm, razão pela qual os nossos olhos ou as câmaras convencionais de fotografia não conseguem visualizar o sinal corretamente.  

Injetando no painel o string de uma corrente CC de polarização direta, analisaremos em tempo real com uma câmara SWIR (Short Wave InfraRed) para inspecionar um elevado número de painéis solares de forma rápida e fiável.   

As células menos eficientes devido a defeitos de fabrico, roturas, pontos de crack… serão claramente visíveis na imagem EL, permitindo a identificação instantânea dos defeitos.  

As câmaras SWIR (Shor Wave Infrared) permitem captar imagens EL de forma ultrarrápida graças aos seus tempos de exposição em milissegundos e à sua alta eficiência quântica na região do espectro IR entre 900 e 1700nm.   

O SPI possibilita a conexão e gestão destas câmaras para a correta visualização e captação das imagens associadas. 


EM QUE CONSISTE A SOLUÇÃO? 

O ELKIT é composto por um sistema de visão SWIR refrigerado (900-1700nm) de alto desempenho, uma fonte de excitação de 15KW (1500V 10A) que nos permitirá analisar instalações até 1500V.   

Os dados recolhidos pela câmara serão visualizados através do software SPI no Microsoft Surface Tablet fornecido com a solução. O SPI permitirá guardar as imagens captadas com toda a informação relevante do painel: SN, data, hora e observações. Além do manuseamento exclusivo da câmara, como a limpeza de ruído, a exposição automática e a seleção do intervalo.  

O SPI se encarregará de captar todos os dados associados a uma campanha, podendo criar, modificar e exportar. Cada campanha terá todas as captações associadas aos painéis solares e, a informação de cada uma delas em formato de texto com a informação adicional que o cliente desejar guardar.